Pombos possuem ampla distribuição graças a sua alta capacidade de adaptação a diversos ambientes. Algumas características dos pombos como a alta taxa de reprodução e a vasta variedade de alimentação, fizeram com que esses animais se tornassem pragas nas grandes cidades, o que causa diversos problemas. Seus ninhos em telhados e calhas acumula fezes e sujeira, gerando mau cheiro e causando danos às tubulações ao entupir as calhas-de-água.
Características Básicas
- A alimentação dos pombos adultos que vivem nos campos é constituída basicamente de grãos integrais e pequenos insetos.
- Já os pombos que vivem nas grandes cidades acabam ingerindo restos de alimentos e resíduos encontrados no chão.
- São aves monogâmicas (é uma forma de relacionamento em que um indivíduo tem apenas um parceiro durante toda a vida, ou durante um determinado período da sua vida).
- Formam ninho no verão e na primavera, colocando 2 ovos que são incubados por ambos.
Dentre as doenças transmitidas pelos pombos estão:
- Salmonelose:transmitida pela bactéria Salmonela typhimurium que se aloja no sistema digestório.
- Ectoparasitas:causada pelos ácaros Dermanyssusgalinae (piolho de galinha) que são frequentes em ambientes rurais.
- Histoplasmose: causada pelo fungo Histoplasmacapsulatum. A infecção pode se manifestar sob formas assintomáticas, benignas (como um resfriado comum), moderadas ou graves.
Controle:
O Grupo ECOSTAR trabalha com as soluções convencionais como instalação de espículas, telas e outras visando impedir o pouso ou a entrada do pombo.
O SISTEMA POR ONDAS ELETROMAGNÉTICAS é um sistema inovador que afasta o pombo definitivamente do local de pouso, composto de um reator, capaz de gerar pulsos eletromagnéticos que repelem as aves, uma vez que modifica o campo magnético, causando desconforto e desorientação desses animais. Expostas a essa condição, as aves buscam outro local para sua permanência.