Pernilongos (mosquitos)
Nas cidades do mundo moderno, os mosquitos encontraram condições muito favoráveis para uma rápida expansão.Estima-se que existam mais de 3.400 espécies conhecidas, em todo mundo e podem transmitir inúmeras doenças.
As doenças mais virulentas do mundo são:
- Malária (Mosquito Anopheles darlingi) - Febre amarela urbana (mosquito Aedes aegypti)
- Febre amarela silvestre (mosquito Haemagogus capricornii)
- Dengue (mosquito Aedes aegypti)
- Chikungunya (mosquito Aedes aegypti – cidade; mosquito Aedes albopictus - ambientes rurais e selvagens) - Vírus Mayaro (mosquito Haemogogus)
Características Básicas:
- Metamorfose completa (ovo, pupa, ninfa e adulto) - Necessitam da água para o desenvolvimento
- Nem todos são Hematófagos (alimentam de sangue)
- São polinizadores de espécies vegetais.
- Após a picada do pernilongo em pessoas alérgicas, podem causar coceira, vermelhidão e inchaço.
Controle:
Requer o conhecimento da área a ser controlada, e também o controle larval para uma atuação direta nos criadouros minimizando a sua proliferação. Evitar o acúmulo de água, auxilia no controle da fase adulta e na realização do controle larvário. Estas ações minimizam a utilização de técnicas usualmente utilizadas como a atomização, termonebulização e pulverização.
Culex
Aedes Aegypti
Controle de Moscas (mosquitos)
O Brasil, um país tropical de clima quente e úmido apresenta condições climáticas extremamente favoráveis ao desenvolvimento de moscas.Algumas espécies possuem distribuição geográfica por todos os continentes. As espécies urbanas procriam, desenvolvem e se alimentam em substratos orgânicos e algumas se alimentam de sangue. A população de moscas é proporcional ao volume de matéria orgânica acumulada.Estão presentes em lixo, fezes, frutas maduras, vegetais fermentados ou apodrecidos e podem causar grandes prejuízos econômicos aos estoques de alimentos não bem acondicionados.
Transmitem inúmeras doenças, como por exemplo:
- Febre tifoide
- Cólera
- Ascaridíase
- Lesões gástricas e cutâneas em equinos
- Miíase (ocorre em humanos e animais)
- Carbúnculo hemático (animais)
Características básicas:
- Apenas se alimentam de substâncias líquidas e pastosas.
- Apresentam altas taxas de sobrevivência e reprodução
- Sua saliva dissolve os alimentos
- Alguns vivíparos (nascem do útero) e ovovivíparos(nascem de ovos)
Controle:
O controle de moscas prevê a aplicação de produto na formulação líquida através de pulverização e/ou pincelamento. Esta aplicação deverá ser criteriosa e em pontos estratégicos para não causar qualquer tipo de contaminação.
Instalação de armadilhas luminosas adesivas específicas para áreas de alimentação em sistema de comodato e monitoramento das mesmas incluindo a troca de refil cola e lâmpadas de todas as armadilhas. O número de armadilhas será definido após o início do contrato.