A sua proliferação no planeta se deu através do transporte de mercadorias, pois a barata como praga doméstica é um produto do homem (oferta de alimento, abrigo, água e acesso), vivem e reproduzem no interior de diversos meios de transportes, dentro e fora das habitações.Em bares e restaurantes sua presença é relacionada diretamente a falta de higiene.
Transmitem doenças:
Podem provocar hepatite A, febre tifoide, tuberculose, conjuntivite, lepra, infecções urinárias entre outros. Além de causarem prejuízos materiais e alimentícios em todo o mundo.
Características básicas:
- São fusiforme (formato do corpo alongado com as extremidades mais estreitas);
- Onívoros (alimentação variável);
- Têm preferência por ambientes úmidos, quentes e protegidos da luz;
- São mais ativas a noite.
Controle:
O serviço de desinsetização é realizado através de aplicações líquidas na rede sanitária (utilização de inseticida na formulação pó molhável) sendo tratados os ralos, pias, vasos sanitários, caixas de passagem de esgoto e rede pluvial (desde que as mesmas estejam acessíveis). O tratamento também compreende a aplicação líquida (pulverização) dos setores através de uma barreira perimetral, ou seja, aplicação do produto inseticida nas junções entre parede e piso e parede e forro e, no entorno das aberturas como janelas e portas. Utiliza-se também a aplicação de gel baraticida.
A determinação dos produtos e metodologias a serem utilizados será definida após contato com o cliente, avaliação da praga alvo ou até mesmo visitas técnicas no local, sempre considerando: a área de tratamento, efeito, odor, tipo e grau de infestação. Os produtos utilizados deverão ter registro no Ministério da Saúde ou autorização para utilização em ambientes urbanos e ter seu registro dentro da validade.